Ciclos de Treinamento






A periodização de um programa de treinamento é fundamental para o sucesso de um ciclista e equipes. Tal estratégia exige várias etapas, denominadas:



Cada uma delas tem uma função e características próprias. Abaixo destacaremos o conceito de cada um:




Os Microciclos são as menores unidades do processo de periodização. São caracterizadas pelas sessões de treinamento e podem ser variáveis em período de acordo com a quantidade de sessões totais, normalmente totalizando entre 1 a 5 semanas de treinamento, variando de acordo com a relevância das competições nos fins de semanas. Se focarmos em todas as competições dos finais de semana como" alvo" essencial a ser conquistado, o Microciclo ficará muito curto, correndo o risco de prejudicar a recuperação das depleção das reservas energéticas, o treinador deve escolher as provas que terão maior relevância (pontuação) para a equipe.
Os objetivos a curto prazo são conquistados de microciclo á microciclo, como a melhora em alguma técnica mais simples, correção de posicionamento dentro do pelotão, estratégias de chegadas para que o "chegador" seja embalado para a chegada.
O ajuste da intensidade e volume de treinamento é fundamental nessa fase para se alcançar os resultados esperados sem que haja contratempos.

Um exemplo de um microciclo no ciclismo pode ser a preparação de um equipe que tem por "obrigação" participar em competições em fins de semana seguidos.
O trabalho é direcionado para aquele evento visando melhorar características que os façam ter melhorias físicas, técnicas e táticas que sejam importantes para se obter sucesso.

Nesse momento, o treinador deve interagir com o atleta e expor objetivos, métodos utilizados, discutir dificuldades, prioridades e o desenvolvimento (BISQUOLO, 2010).





O Mesociclo é uma etapa mais extensa no período de treinamento e normalmente tem duração de 2 a 6 semanas ou microciclos (BISQUOLO, 2010).

A duração dos mesociclos são variáveis de acordo com o calendário competitivo ou período proposto para alcançar objetivo geral. Em geral, existem mesociclos em várias etapas, normalmente introdutórios, pré competitivo, competitivo e recuperação.

Podemos citar como exemplo de mesociclo a pré temporada, onde os atletas voltam de férias e buscam recondicionamento físico visando estar preparados para a temporada (pré competitivo), Preparação de manutenção de condicionamento, com ênfase no trabalho aeróbico, (longas com 60-65 bpm) prevenção de lesões e aprimoramento tático de longo prazo durante a temporada (Competitivo) e o trabalho de recuperação, onde o atleta já está esgotado da temporada e precisa de um trabalho com cargas mais leves que não permite que pare totalmente, porém, permite regeneração (Recuperação).



O planejamento geral, visando o maior objetivo de um período longo de treinamento é denominado Macrociclo. Um macrociclo é composto de vários mesociclos (no mínimo quatro). Um mesociclo é formado por vários microciclos, normalmente de dois a seis (Dantas, 1985).

A união entre os resultados dos micro e mesociclos levam ao resultado conquistado no macrociclo. Ele pode ser variável dependendo da modalidade praticada.

Alguns exemplos de macrociclo são: Macrociclo para a temporada anual do calendário do ciclismo, normalmente tem duração de um ano. Macrociclo visando as maiores provas anuais como Tour de France, Giro da Itália, Vuelta da Espanha.
O macrociclo de um atleta olímpico visando os Jogos Olímpicos, tem a duração de quatro anos.

Considerações

O bom planejamento de todas as etapas do treinamento é um diferencial entre a preparação de equipes e atletas, sendo determinante para o alcance de ótimos resultados.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funções dos ciclistas

Planilhas